Seguidores

domingo, 24 de outubro de 2010

funeral blues


FUNERAL BLUES (W.H.AUDEN)

Congelem o tempo e cada longínquo som de dor.

Satisfaçam o cão, silenciando seu ladrar.

Larguem os pianos, e com emudecido tambor.

Faça-se o funeral, deixe o cortejo chorar.

Deixem os aviões fremindo num só lamento.

Rabiscando o dizer “ELE MORREU!”; no firmamento.

Vistam luto os alados símbolos da paz.

Vistam luto as mãos da lei, por um ser fugaz.

Ele fora o paradoxo em minha luta, meus pontos cardeais.

Em parte me era labuta; e meu descanso em tudo mais.

Minha inspiração e sonho, meu declamar cantado.

Idealizei um amor eterno e idôneo, agora sei, estava errado.

Abandonem as estrelas, pois perderam o lume.

Recolham a lua, o sol... Anulem.

Sequem o oceano e extingam a floresta.

Pois não há alívio humano, no futuro que me resta.

(tradução-versão: ANTONIO DIAS)

Nenhum comentário: